SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1The psychological medicalization: life and health conceptsAuthority, family and therapy: discussing authority in the context of social and family relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MASSIMI, Marina. Persuasão e dinamismo psíquico: investigações na história da cultura ocidental. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 132-139. ISSN 1809-5267.

Pretende-se evidenciar, em uma perspectiva multidisciplinar e histórica, o processo que transformou o destinatário da persuasão: de sujeito ativo e crítico em consumidor passivo do produto. Na história da cultura ocidental, opõem-se duas diversas concepções do processo de persuasão: de um lado, entende-se que a persuasão deva proporcionar uma experiência ao sujeito concebido como receptor ativo e intencional dos estímulos advindos do mundo externo, corpo vivente e espiritual (dotado de capacidade de juízo e decisão); do outro, vê-se a persuasão como indução de experiência em um sujeito considerado como mero receptor passivo dos estímulos externos, corpo determinado pelo mecanismo das reações.

Keywords : Persuasão; Dinamismo psíquico; Subjetividade; Experiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License