SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1A medicalização do psíquico: os conceitos de vida e saúdeAutoridade, família e terapia: discutindo a autoridade no contexto das relações sociais e familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MASSIMI, Marina. Persuasão e dinamismo psíquico: investigações na história da cultura ocidental. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 132-139. ISSN 1809-5267.

Pretende-se evidenciar, em uma perspectiva multidisciplinar e histórica, o processo que transformou o destinatário da persuasão: de sujeito ativo e crítico em consumidor passivo do produto. Na história da cultura ocidental, opõem-se duas diversas concepções do processo de persuasão: de um lado, entende-se que a persuasão deva proporcionar uma experiência ao sujeito concebido como receptor ativo e intencional dos estímulos advindos do mundo externo, corpo vivente e espiritual (dotado de capacidade de juízo e decisão); do outro, vê-se a persuasão como indução de experiência em um sujeito considerado como mero receptor passivo dos estímulos externos, corpo determinado pelo mecanismo das reações.

Palavras-chave : Persuasão; Dinamismo psíquico; Subjetividade; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License