SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1Persuasão e dinamismo psíquico: investigações na história da cultura ocidentalA periferia de Freud: do pai freudiano ao objeto lacaniano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CORSINI, Leonora Figueiredo. Autoridade, família e terapia: discutindo a autoridade no contexto das relações sociais e familiares. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 140-151. ISSN 1809-5267.

A proposta deste artigo é discutir a autoridade a partir de um recorte que inclui as perspectivas da Psicologia Social, da Filosofia Política, da Sociologia e da Epistemologia Sistêmica/Construcionista adotada na pesquisa e na clínica de famílias. Utilizando como suporte teórico as contribuições de autores como Serge Moscovici, Hannah Arendt e Richard Sennett, bem como de terapeutas e pensadores do campo das terapias familiares sistêmicas, nosso fio condutor nesta reflexão é a autoridade concebida como vínculo emocional transversal às relações sociais e familiares. Refletimos também sobre as implicações das transformações e reconfigurações das relações de poder e de autoridade nas mudanças que são percebidas nos contextos sociais amplos e nos grupos familiares.

Palavras-chave : Autoridade; Relações de poder; Vínculos sociais e emocionais; Terapia de família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License