SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Authority, family and therapy: discussing authority in the context of social and family relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

VIEIRA, Marcus André. A periferia de Freud: do pai freudiano ao objeto lacaniano. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 152-158. ISSN 1809-5267.

Examinam-se as diferentes leituras empreendidas por Freud em um momento seu de vertigem, aos 48 anos, em Atenas. O artigo apresenta o modo como Lacan aborda aquele momento: como o de um encontro com o ponto extremo do desejo, que se apresenta estruturalmente entrelaçado com a interdição. Articula-se o termo Pai, nome que esse nó entre desejo e proibição ganhou no edifício freudiano, com conceito lacaniano de objeto a. As relações entre o desejo e seu limite serão ainda descritas com base em uma passagem de MV Bill, em que este conhecido rapper brasileiro promove a psicanálise em seu texto, em um momento de vacilação subjetiva que será aproximado da vertigem freudiana. O artigo explora, assim, a partir das coordenadas de leitura lacanianas, de que modo os textos de Freud e de MV Bill situam o encontro do sujeito com o objeto a como o de uma abertura. Dele brota a possibilidade de que a localização disso que até então se situava em exterioridade com relação ao ego possa reescrever um destino.

Keywords : Psicanálise; Freud; MV Bill; Periferia; Hip-Hop; Gozo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License