SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Literatura e psicologia: a constituição subjetiva por meio da leitura como experiênciaA violência do preconceito: a desagregação dos vínculos coletivos e das subjetividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

Representações sociais de cuidado: entre as práticas e a noção de alteridade. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 10-19. ISSN 1809-5267.

Neste trabalho se busca refletir sobre as representações sociais como sistemas complexos e abertos, que modelam as relações com a sociedade e, por sua vez, são modelados pelos sistemas sócio-histórico-culturais em relação dialética. Adotamos a Teoria das Representações Sociais (Moscovici e Jodelet), dentro de um marco mais amplo, o do construtivismo. Em duas investigações sobre a prevenção de acidentes realizadas desde 1993 - com crianças de nivel inicial (4-6 anos) e com adultos (65 anos ou mais) - encontramos referências empíricas que nos permitem relacionar ambos os temas. Encontramos relações entre a construção do cuidado com os outros e consigo mesmo, com a participação cidadã, seja em partidos políticos ou em organizações da sociedade civil: sociedades de fomento, clubes, coletivos autogeridos organizados contingencialmente para alcançar um benefício comum, que colocam demandas às autoridades. Foi utilizado o método de associação de palavras, tendo sido realizadas entrevistas em profundidade com informantes chave, além da observação participante.

Palavras-chave : Representações sociais; Cuidado; Alteridade; Cidadania.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License