SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Representações sociais de cuidado: entre as práticas e a noção de alteridadeO desafio da clínica na atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

A violência do preconceito: a desagregação dos vínculos coletivos e das subjetividades. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 20-31. ISSN 1809-5267.

O preconceito é uma das mais perversas estratégias de opressão que rege o processo discriminatório entre os homens na contemporaneidade. Isto porque a violência nele embutida é, na maioria das situações, dissimulada sob a guarida de vivermos em uma sociedade “democrática”, que oferece “segurança” aos indivíduos e que é composta por gente “civilizada”. O preconceito é difundido por meio de representações ideológicas que atuam sobre os indivíduos nos moldes da Indústria Cultural, isto é, são internalizadas de maneira mais ou menos inconsciente. Nestas contingências, os indivíduos são jogados na regressão psíquica, perdendo a capacidade de pensar criticamente para poder agir de forma protetora de suas vidas, enfim, saber defender-se da hostilidade social. A violência do preconceito, além de produzir o isolamento entre os indivíduos, introduz a desconfiança entre os pares e funciona nos moldes de uma severa autopunição do sentimento de culpabilidade. Sob o preconceito, os indivíduos tornam-se cúmplices do processo social que os engana e violenta.

Palavras-chave : Preconceito; Violência; Autopunição; Regressão psíquica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License