SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2O desafio da clínica na atenção psicossocialAbandono de tratamento psicoterápico: implicações para a prática clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SCISLESKI, Andrea Cristina  e  MARASCHIN, Cleci. Loucura e razão: produzindo classes interativas. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 40-47. ISSN 1809-5267.

O artigo propõe a discussão de algumas configurações atuais da loucura, revisitando, em um primeiro momento, as idéias de Ian Hacking para pensar este modo de existência como efeito operativo de uma matriz que constitui classificações e categorias sociais interativas. Em um segundo momento, a discussão incorpora as problematizações de Michel Foucault, especialmente aquelas apresentadas em seu livro clássico intitulado A história da loucura na Idade Clássica, para pensar os deslocamentos na matriz que constituem a idéia de loucura. O trabalho de Foucault revela não uma linearidade dos discursos sobre a loucura, mas descontinuidades que conformam e legitimam formas de existência, que são classificadas como adequadas ou não em relação a um determinado regime de verdade. Neste artigo, busca-se pensar criticamente as próprias práticas e referenciais em direção às possibilidades de promover inserções menos estanques e menos determinísticas. Insiste-se que a prática classificatória, tal como a dos diagnósticos psi, não interage somente com os classificados, mas reverbera as limitações do próprio trabalho dos agentes classificadores.

Palavras-chave : História da loucura; Matriz social; Classes interativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License