SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Loucura e razão: produzindo classes interativasDesempenho de crianças com e sem dificuldades de atenção no jogo Mancala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BENETTI, Silvia P. C.  e  CUNHA, Tatiane R. S.. Abandono de tratamento psicoterápico: implicações para a prática clínica. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 48-59. ISSN 1809-5267.

As situações associadas ao abandono psicoterápico constituem-se como importantes fontes de informação sobre os processos terapêuticos e possibilitam maior compreensão dos fatores envolvidos na eficácia dos atendimentos. Além disto, fornecem subsídios para o aprimoramento técnico dos terapeutas, principalmente no caso específico dos terapeutas em formação, e para o planejamento das intervenções clínicas nos serviços de saúde mental. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar as principais contribuições de revisões teóricas e pesquisas sobre o abandono psicoterápico, destacando os determinantes da interrupção precoce do atendimento, tais como características sociodemográficas e clínicas do paciente, características do tratamento e de práticas institucionais. Conclui-se que este tópico é relevante para a prática clínica considerando as conseqüências negativas nos âmbitos pessoais, sociais e econômicos dos abandonos, indicando a importância do desenvolvimento de ações específicas de pesquisa e de protocolos de atendimento voltados para a prevenção da interrupção precoce das psicoterapias.

Palavras-chave : Abandono de tratamento; Psicologia clínica; Clínica-escola de Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License