SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Desempenho de crianças com e sem dificuldades de atenção no jogo MancalaComportamentos pró-sociais em alunos do Ensino Fundamental com deficiência mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTIAGO, Ana Lydia  e  NEVES, Libéria. Jogos teatrais e fracasso escolar: uma proposta de intervenção clínica e pedagógica sob orientação psicanalítica. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 75-89. ISSN 1809-5267.

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa-intervenção clínica e pedagógica, realizada junto a crianças em situação de fracasso escolar. A partir das queixas de dificuldades de aprendizagem identificadas pelos docentes, elaborou-se um programa de vivências semanais, por meio do uso de jogos teatrais, para o período de um ano. Objetivou-se, na escolha dos jogos, a estimulação das funções cognitivas envolvidas nos processos de aprendizagem - o que caracteriza a intervenção pedagógica. Para isso, visou-se abordar questões relativas à subjetividade das crianças participantes em relação às suas dificuldades escolares - o que caracteriza a intervenção clínica. A análise do material e dos efeitos da intervenção pautou-se na contribuição da psicanálise. Foi possível verificar que o uso de jogos teatrais, no âmbito da educação, pode se configurar como uma prática pedagógica e terapêutica do fracasso escolar. Este trabalho descreve um dos seis casos estudados.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Teatro; Jogos teatrais; Subjetividade; Fracasso escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License