SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Comportamentos pró-sociais em alunos do Ensino Fundamental com deficiência mentalO processo de desenvolvimento rumo ao símbolo: uma perspectiva pragmática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PAWLOWSKI, Josiane et al. Evidências de validade do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Neupsilin. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 101-116. ISSN 1809-5267.

Objetivou-se fornecer evidências de validade do Neupsilin. Participaram 102 homens e mulheres, de 18 a 40 anos de idade, divididos em três grupos de acordo com a escolaridade: baixa, intermediária e alta. Foram aplicados os instrumentos Neupsilin, Matrizes Progressivas de Raven − Escala Geral e Inventário Beck de Depressão e avaliados os hábitos de leitura e escrita. Por intermédio do teste de Análise de Variância, encontrou-se diferença significativa entre os três grupos nas tarefas: Ordenamento Ascendente de Dígitos, Processamento de Inferências e Fluência Verbal. A influência do nível de escolaridade foi significativa em dezenove tarefas. Memória, Linguagem e Praxias apresentaram correlação alta com o Raven. O Neupsilin correlacionou-se moderadamente com hábitos de leitura e escrita. Os resultados indicaram evidências de validade a partir da diferenciação nos escores em virtude da escolaridade, da correlação entre Neupsilin e Raven (validade convergente) e entre Neupsilin e freqüência de hábitos de leitura e escrita (validade concorrente).

Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; Evidências de validade; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License