SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Evidências de validade do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NeupsilinEducação, valores morais e a visibilidade social no desenvolvimento do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LAMPREIA, Carolina. O processo de desenvolvimento rumo ao símbolo: uma perspectiva pragmática. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 117-128. ISSN 1809-5267.

O tema da formação do símbolo tem sido discutido basicamente a partir de duas perspectivas filosóficas opostas: uma perspectiva cognitivista com raízes no racionalismo cartesiano e uma perspectiva social com raízes na pragmática. Segundo a perspectiva pragmática, o caminho rumo ao desenvolvimento do símbolo tem início desde o nascimento do bebê, a partir da articulação entre capacidades inatas, específicas da espécie humana, e interações sociais. O objetivo do presente trabalho é retraçar o caminho rumo ao símbolo no desenvolvimento típico, a partir de uma perspectiva pragmática, procurando descrever e salientar os aspectos contextuais e interacionais que fazem parte deste processo desde o nascimento. Serão apresentadas as raízes filosóficas das perspectivas cognitivista e pragmática de linguagem. Em seguida, será detalhado o caminho rumo à formação do símbolo, segundo a perspectiva pragmática, a partir principalmente dos estudos de Daniel Stern, de Elizabeth Bates e de Michael Tomasello. Como conclusão, será apresentada uma tentativa de aproximação entre as considerações filosóficas da pragmática e algumas pesquisas na área da psicologia sobre o processo de desenvolvimento rumo ao símbolo.

Palavras-chave : Desenvolvimento do símbolo; Pragmática; Interação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License