SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2O processo de desenvolvimento rumo ao símbolo: uma perspectiva pragmáticaPsicologia e marketing: da parceria à crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de  e  PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Educação, valores morais e a visibilidade social no desenvolvimento do sujeito. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 129-142. ISSN 1809-5267.

O presente artigo trata dos valores na escola em seu processo de constituição, observado por meio das interações que se empreendem entre os alunos e demais atores. Suas análises e conclusões são parte de uma pesquisa1em que se buscou identificar os tipos de interação que favorecem ou não a construção e/ou manutenção de valores morais e não morais. A pesquisa revelou que os valores não morais comparecem como forma de representação do eu em todos os atores: ora são semelhantes ora divergentes, e constituem-se como motivação para o agir e pensar das práticas sociais que se desenvolvem na escola. Tal constatação conduziu as pesquisadoras a postular a auto-estima como categoria para esses valores e considerar a importância de se refletir sobre eles em espaços de formação de professores.

Palavras-chave : Educação; Subjetividade; Valores; Auto-estima.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License