SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Educação, valores morais e a visibilidade social no desenvolvimento do sujeitoPsicologia positiva em ambientes militares: bem-estar subjetivo entre cadetes do Exército Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FONTENELLE, Isleide Arruda. Psicologia e marketing: da parceria à crítica. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 143-157. ISSN 1809-5267.

Apresentam-se as relações históricas entre psicologia e marketing mediante duas abordagens: resgatando a história do pensamento em marketing e a importância que os estudos psicológicos tiveram na constituição dessa disciplina; e tecendo a história da construção do consumidor, entendida como projeto político e de formação de uma nova mentalidade e a partir da qual essas disciplinas são tomadas como atores e produtos na formação de uma nova cultura. O foco será na sociedade norte-americana, paradigmática da formação de uma sociedade de consumo e irradiadora da bibliografia existente sobre o tema. Conclui-se sugerindo uma reflexão crítica sobre a história dessa parceria. Tal perspectiva cabe à psicologia crítica, presente nos escritos dos autores da Escola de Frankfurt, que tomou as técnicas mercadológicas como objetos de estudo para compreender e criticar uma determinada formação social.

Palavras-chave : Psicologia; Marketing; Cultura de consumo; Psicanálise; Crítica da cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License