SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Psicologia e marketing: da parceria à críticaÁrea profissional e processo da tomada de consciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ROSA, Francisco Heitor  e  HUTZ, Claudio Simon. Psicologia positiva em ambientes militares: bem-estar subjetivo entre cadetes do Exército Brasileiro. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 157-171. ISSN 1809-5267.

A psicologia positiva é uma corrente de pensamento psicológico que visa o estudo de características humanas que propiciem o seu desenvolvimento ótimo. O bem-estar subjetivo é uma destas características, associada à felicidade. A psicologia militar é um microcosmo da psicologia, definido pela atuação em ambientes militares. Ambientes militares são, freqüentemente, estressantes e perigosos. A adaptação de instrumentos aos ambientes militares é uma necessidade atual. Neste estudo, 373 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e 73 acadêmicos universitários sem qualquer experiência militar responderam a questionários demográficos e à Escala de Satisfação de Vida. Os resultados não indicaram diferenças significativas entre as amostras civil e militar quanto à satisfação de vida. Contudo, filhos de militares mostraram-se mais satisfeitos com suas vidas do que aqueles que não eram filhos de militares. A consistência interna da escala mostrou-se elevada, tanto na amostra total (0,85) como na militar (0,86), indicando a utilidade do instrumento no ambiente militar.

Palavras-chave : Psicologia positiva; Psicologia militar; Bem-estar subjetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License