SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Psicologia positiva em ambientes militares: bem-estar subjetivo entre cadetes do Exército Brasileiro(Re)composição musical e processos de subjetivação entre jovens de periferia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RESENDE, Augusto C. R.  e  ORTEGA, Antonio C.. Área profissional e processo da tomada de consciência. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 172-186. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa investigou com auxílio do método clínico piagetiano a influência de duas áreas profissionais no processo da tomada de consciência das estratégias utilizadas na resolução de um problema contido no jogo Torre de Hanói. Trata-se de uma pesquisa descritiva envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo quinze estudantes do curso de Engenharia Civil e quinze do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: (1) resolução do problema contido nas torres com dois, três, quatro e cinco discos; (2) análise das regularidades entre o número de deslocamentos de cada torre; (3) entrevista sobre as estratégias utilizadas. Os principais resultados mostraram que: (a) no plano do fazer os alunos de Engenharia Civil alcançaram um melhor domínio do sistema do jogo e (b) no plano do compreender os alunos de Psicologia apresentaram uma relativa superioridade em conceituar as estratégias utilizadas na solução do problema.

Palavras-chave : Tomada de consciência; Fazer e compreender; Área profissional; Jogo de regras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License