SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Área profissional e processo da tomada de consciência“Respeitem, ao menos, os meus cabelos brancos”: velhice e envelhecimento na canção brasileira (1927-2006) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MAHEIRIE, Kátia et al. (Re)composição musical e processos de subjetivação entre jovens de periferia. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 187-197. ISSN 1809-5267.

Neste trabalho, partindo de um projeto de pesquisa-intervenção, buscamos as produções musicais que jovens moradores de uma localidade de baixa renda do município de Florianópolis realizam a partir de oficinas artísticas, caracterizando os processos de criação presentes neste contexto. Nosso propósito foi construir um trabalho de extensão comunitária, no qual buscávamos incentivar a potência de ação destes jovens, no que se refere à construção de suas possibilidades, visando uma ampliação de seu futuro. As oficinas tiveram a participação de dez jovens, cujo horizonte era compreender os sentidos que eles atribuem às práticas de criação artística, na construção de seus projetos de ser. Por meio do ensino de música e da montagem de um espetáculo contendo diversas linguagens artísticas, foi possível oferecer um conhecimento musical, produzir situações nas quais eles se objetivaram criativamente, ao mesmo tempo que se fortaleceram singularmente, em meio à unificação coletiva engendrada pelas oficinas.

Palavras-chave : Processos de criação; Música; Oficinas estéticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License