SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2(Re)composição musical e processos de subjetivação entre jovens de periferiaA voz de Elis Regina ou o trabalho do luto e os seus registros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NASCIMENTO, Adriano R. A. do; BARRA, Mariana L. P.  e  JANUARIO, Fernanda S.. “Respeitem, ao menos, os meus cabelos brancos”: velhice e envelhecimento na canção brasileira (1927-2006). Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 198-211. ISSN 1809-5267.

Os discursos sobre o processo de envelhecimento humano, em seus aspectos biológicos e psicossociais, veiculados no cotidiano pelos meios de comunicação, têm se mostrado um campo bastante promissor para o entendimento da rede de Representações Sociais que constitui as caracterizações da Velhice e do Envelhecimento no Brasil. Neste sentido, este trabalho procurou investigar quais elementos compõem as Representações Sociais de Velhice e de Envelhecimento em 132 letras de canções populares compostas e/ou gravadas entre 1927 e 2006. Esse conjunto de letras foi submetido à Análise Lexical realizada pelo software ALCESTE e a um procedimento de Análise de Conteúdo. De forma geral, os resultados desses dois procedimentos de análise se conjugam na percepção da velhice e do envelhecimento como um período e um processo definidos pelo que se deixa ou se deixou de ser fisicamente (perda da beleza e da força). Destaca-se nas letras analisadas a estabilidade de diversos temas/categorias, indicando um alto grau de compartilhamento das referências negativas à velhice e ao envelhecimento na canção popular brasileira, independentemente da origem dessas mesmas canções.

Palavras-chave : Envelhecimento; Representações Sociais; Música Popular Brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License