SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1The children nobody wants: Psychoanalytic clinic in an open institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PENSO, Maria Aparecida  and  SUDBRACK, Maria de Fátima Olivier. O filho fora do tempo: atos infracionais, uso de drogas e construção identitária. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1, pp. 2-15. ISSN 1809-5267.

Este estudo busca compreender a contribuição da dinâmica familiar no processo de construção identitária de adolescentes que cometeram atos infracionais e são usuários de drogas, vivendo em situação de pobreza e exclusão social. Para isto, discute conceitos como construção identitária, adolescência, relações familiares, uso de drogas e envolvimento em atos infracionais a partir da Teoria Sistêmica. Utiliza-se da metodologia qualitativa de pesquisa-intervenção com dez adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade e suas famílias. Sendo parte dos resultados de uma tese de doutorado, descreve uma das metáforas usadas para definir o lugar do filho na dinâmica familiar, intitulada ''o filho fora do tempo''. Os resultados apontam para o uso de drogas e o cometimento de atos infracionais como formas de buscar pertencimento ao grupo de pares, sendo uma das saídas encontradas pelo adolescente para lidar com a situação, permitindo a resolução da crise identitária.

Keywords : Família; Construção identitária; Adolescência; Drogas; Atos infracionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License