SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1O filho fora do tempo: atos infracionais, uso de drogas e construção identitáriaDa intuição como método filosófico à cartografia como método de pesquisa: considerações sobre o exercício cognitivo do cartógrafo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NOVAES, Joana de Vilhena; DE VILHENA, Junia; MOREIRA, Ana Cleide Guedes  e  ZAMORA, Maria Helena. As crianças que ninguém quer: a clínica psicanalítica em uma instituição de portas abertas. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1, pp. 16-29. ISSN 1809-5267.

O trabalho tem como objetivo discutir o atendimento psicanalítico a crianças anteriormente em situação de risco. Realizado junto a uma ''família social'', o projeto foi criado há cerca de vinte anos na cidade do Rio de Janeiro, já tendo reinserido mais de 1800 jovens. Tomando como referência a teoria winnicottiana, discutimos o lugar da família na constituição do sujeito e suas implicações no desenvolvimento de comportamentos violentos ou antissociais. Apresentamos os impasses e as peculiaridades de atendimentos realizados fora do tradicional setting do consultório - em uma instituição marcada por características muito específicas: portas abertas (ou seja, sem confinamento, sem cercas ou muros altos que limitem a livre circulação) e pais que criaram seus filhos biológicos junto a crianças altamente traumatizadas, seja pela violência familiar, pelo abandono, pela vivência das ruas ou pelo narcotráfico e que, de certa forma, encontram recursos para prosseguir e ressignificar suas vidas.

Palavras-chave : Clínica psicanalítica; Instituição; Delinquência; Família; Resiliência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License