SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1As crianças que ninguém quer: a clínica psicanalítica em uma instituição de portas abertasIdentidade narrativa: papéis familiares e de gênero na perspectiva de meninas ciganas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

AMADOR, Fernanda  e  FONSECA, Tânia Mara Galli. Da intuição como método filosófico à cartografia como método de pesquisa: considerações sobre o exercício cognitivo do cartógrafo. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1, pp. 30-37. ISSN 1809-5267.

Este texto discute a cartografia, uma prática geográfica de acompanhamento de processos em curso que, mais do que de um traçado de percursos históricos, ocupa-se de um campo de forças no seio mesmo dos estratos. Proposto enquanto caminho errante por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografia se oferece como trilha para acessar aquilo que força a pensar, dando-se ao pesquisador, como possibilidade de acompanhamento daquilo que não se curva à representação. Entendendo que o método cartográfico convoca um exercício cognitivo peculiar do pesquisador - uma vez que, estando voltada para o traçado de um campo problemático, requer uma cognição muito mais capaz de inventar o mundo do que de reconhecê-lo -, buscamos elementos para essa discussão em uma interlocução com Henri Bergson quando se dedica a pensar a respeito da intuição como método.

Palavras-chave : Cartografia; Cognição; Pesquisador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License