SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1Pra que time ele joga?: a produção da identidade homossexual em um vídeo educativoDesafios do ensino na Educação Infantil: perspectiva de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

COSTA, Samira Lima da  e  MACIEL, Tania Maria de Freitas Barros. Os sentidos da comunidade: a memória de bairro e suas construções intergeracionais em estudos de comunidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1, pp. 60-72. ISSN 1809-5267.

Os estudos sobre memória coletiva, em geral, e sobre memória de bairro, em particular, são interessantes objetos de pesquisa e intervenção em Psicossociologia, embora ainda pouco explorados. A memória de bairro encontra-se na fronteira e, ao mesmo tempo, no ponto de encontro entre os estudos psicológicos e sociais, considerando as produções coletivas tanto quanto reservando espaço e valor para as contribuições pessoais, ainda que contraditórias. A essa complementaridade entre o pessoal e o coletivo, que não os sobrepõe e não os anula, mas constitui uma complexa soma de saberes e olhares, propõe-se chamar memória inclusiva,sendo esta o resultado da tecitura entre as memórias contadas, as leituras das memórias e as histórias - oficializadas ou não - referentes a determinado espaço, em determinado momento. Essa proposta se enriquece ainda mais quando, além de investigar a construção coletiva de memória entre moradores de um mesmo local, considera também a possibilidade de trabalhar com idosos e crianças, promovendo a valorização dos lugares de ambas as gerações na comunidade e, ao mesmo tempo, favorecendo a continuidade dessas mesmas memórias.

Palavras-chave : Memória de bairro; Psicossociologia; Construção intergeracional da memória; Memória inclusiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License