SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1Sobre a gratidãoRelações autoclíticas, gramática e sintaxe: o tratamento skinneriano e as propostas de Place e Stemmer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MENDES, Deise Maria Leal Fernandes  e  SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia. O sorriso humano: aspectos universais, inatos e os determinantes culturais. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1, pp. 109-120. ISSN 1809-5267.

O estudo das emoções e expressões faciais ligadas à emoção tem despertado interesse crescente em pesquisadores contemporâneos. Melhor entendimento dos mecanismos de produção, regulação e percepção das emoções, bem como da ontogênese das expressões emocionais, tem sido considerado central para a compreensão do desenvolvimento infantil nos seus aspectos cognitivo, afetivo e social. Muitas questões relacionadas às origens dessas expressões, no entanto, ainda permanecem como temas de controvérsias. Nesse sentido, as expressões faciais de emoção dos bebês, inclusive a ontogênese do sorriso, constituem importante objeto de investigação. O propósito desse trabalho é, a partir da discussão da literatura sobre aspectos inatos e adquiridos no sorriso e suas origens filogenéticas, defender uma perspectiva sociocultural e evolucionista para o estudo do sorriso humano e favorecer a formulação de hipóteses a serem submetidas ao teste empírico.

Palavras-chave : Expressões faciais de emoção; Sorriso; Filogênese; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License