SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Autoclitic relations, grammar and syntax: The Skinnerian treatment and the proposals of Place and StemmerThe psychosis from Lacan to Freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

GUERRA, Andréa Máris Campos. A escrita na psicose e seus efeitos no encontro com um psicanalista na atenção psicossocial. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1, pp. 132-142. ISSN 1809-5267.

Este estudo partiu de um fragmento clínico de caso de psicose, atendido no setor público de cuidados, no qual a escrita se destaca dentre as estratégias desenvolvidas pelo sujeito em sua tentativa de estabilização. Após circunscrever a relação que entendemos possível entre a Psicanálise e a Saúde Mental, utilizamos aquela como ferramenta teórico-clínica para analisarmos as articulações possíveis da escrita na psicose a partir do ensino lacaniano, com o intuito de pensar seus efeitos na clínica da atenção psicossocial. Percorremos os textos de Jacques Lacan, notadamente nas décadas de 1930, 1960 e 1970. Neles, respectivamente, a escrita é tomada como estereotipia ou expressão criativa; em seguida como escrita do nome e enquanto o impossível de se escrever, que aparece no nó borromeano; e, finalmente, a escrita possível da letra, entre Real e Simbólico. Retornando ao caso, extraímos as consequências clínicas de sua escrita, acenando para a direção do tratamento possível das psicoses no campo da atenção psicossocial.

Keywords : Psicose; Escrita; Estabilização; Atenção psicossocial; Psicanálise lacaniana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License