SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1Codificação fonológica e ortográfica na dislexia de desenvolvimento: evidência de um estudo de casoPercepção das figuras parentais na rede de apoio de crianças e adolescentes institucionalizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

DOCKHORN, Carolina N. B. F  e  WERLANG, Blanca S. G. Voluntários do CVV: características sociodemográficas e psicológicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1, pp. 162-175. ISSN 1809-5267.

Objetivou-se identificar características sociodemográficas e psicológicas nos voluntários que oferecem, ininterruptamente, apoio emocional à comunidade em quatro Postos CVV (Porto Alegre, Novo Hamburgo, Blumenau e Florianópolis), os quais integram o Centro de Valorização da Vida, instituição não governamental reconhecida pelo Ministério da Saúde como agente de prevenção do suicídio. Participaram 100 voluntários, submetidos a uma Ficha de Dados Sociodemográficos e às Escalas Fatoriais de Extroversão, Socialização e Neuroticismo. Os resultados mostram pessoas bem-instruídas e estáveis economicamente, possibilitando a abertura para interesses solidários. Em termos psicológicos, os escores obtidos em Extroversão e Socialização sugerem sensibilidade e capacidades de comunicação e de adaptação. Em Neuroticismo, os escores evidenciam tendência à independência e à vivência de estresse sem instabilidade emocional. Os voluntários apresentam características psicológicas similares à população geral e muito apreciadas pelo CVV para execução do voluntariado.

Palavras-chave : Voluntariado; CVV; Centro de Valorização da Vida; Prevenção do suicídio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License