SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1Voluntários do CVV: características sociodemográficas e psicológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SIQUEIRA, Aline Cardoso; TUBINO, Carmela de Lima; SCHWARZ, Cristina  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Percepção das figuras parentais na rede de apoio de crianças e adolescentes institucionalizados. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1, pp. 176-190. ISSN 1809-5267.

Este estudo investigou a rede de apoio social e afetivo e, em especial, a percepção das figuras parentais na rede de crianças e adolescentes institucionalizados. Participaram 146 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 16 anos (M=11,1; DP=2,04), sendo que 81,5% são de abrigos governamentais e 18,5%, de abrigos não governamentais da região metropolitana de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada e o Mapa dos Cinco Campos. Os resultados indicaram que 59,4% dos participantes mantêm contato com suas famílias. Quanto à rede de apoio, o campo Abrigo apresentou maior média de contatos, sendo considerado a principal fonte de apoio, e o campo Família apresentou contatos de maior proximidade. Observou-se diferença na percepção das figuras parentais, sendo que a figura materna foi percebida como mais presente e próxima do que a figura paterna. A percepção positiva associada ao campo Família e às figuras parentais sugere uma idealização da família e leva à discussão sobre o distanciamento entre "vivido" e "pensado".

Palavras-chave : Rede de apoio; Família; Figuras parentais; Institucionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License