SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2Política e sexualidade na trajetória de Reich: Berlim (1930-1933) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

TEDESCO, Silvia Helena  e  VALVIESSE, Karla Soares Pereira. Linguagem e criação: considerações a partir da pragmática e da filosofia de Bergson. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-12. ISSN 1809-5267.

O trabalho defende novo encaminhamento para os estudos da Psicologia da Linguagem, comumente orientados por uma abordagem representacionalista. Na interface entre estudos da Linguística, Filosofia da Linguagem e as filosofias de Bergson, Deleuze e Guattari, assim como o pensamento de Foucault, uma perspectiva pragmática acerca da linguagem ganha realidade. A linguagem deixa de ser considerada instrumento de conhecimento do mundo e, compreendida como ato, assume o poder de intervenção sobre o mundo. Inicialmente, apresentam-se as práticas linguageiras que atuam como marcadores de poder, que realizam transformações na realidade orientadas pelas circunstâncias histórico-políticas vigentes. Em seguida, discute-se a força pragmática das palavras na invenção de novas realidades. Conclui-se pela necessidade de estender o poder inventivo da linguagem para além dos limites da Literatura, e, a partir de releitura da filosofia de Bergson, propõe-se a inseparabilidade entre linguagem e criação.

Palavras-chave : Linguagem; Cognição; Criação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License