SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2Sonho e adolescênciaB. F. Skinner: teórico da ciência e teórico da moral? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

DALBONE, Antonio  e  BASTOS, Angélica. Moral kantiana e ética da Psicanálise. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-6. ISSN 1809-5267.

O presente trabalho trata da ética sob uma perspectiva psicanalítica, com o objetivo de distinguir a ética da Psicanálise da moral kantiana. A problemática consiste em circunscrever a dimensão do desejo em contraposição a imperativos universais, que buscam eliminar as determinações pessoais do campo da ação moral. O procedimento segue a abordagem de Jacques Lacan, cuja leitura da moral de Kant, articulada à antimoral de Sade, revela pontos comuns entre essas concepções diametralmente opostas, no sentido de que a segunda revelaria a verdade oculta na primeira. Verifica-se que o imperativo categórico kantiano e a antimoral sadiana compartilham aspectos formais da lei, aspectos que a reflexão da Psicanálise sobre a ética desvela ao isolar o gozo inerente à ação moral e o imperativo subjacente à ação libertina. Conclui-se que a ética da Psicanálise reconhece tanto uma dimensão de gozo ineliminável no sujeito, quanto a alteridade que condiciona o desejo do ponto de vista do inconsciente, identificando lei e desejo.

Palavras-chave : Psicanálise; Ética; Moral; Lacan; Kant.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License