SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2B. F. Skinner: teórico da ciência e teórico da moral?Comunicação em saúde: contribuições do enfoque observacional para pesquisa e atuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

TEIXEIRA, Leônia Cavalcante. Implicações subjetivas e sociais do câncer de boca: considerações psicanalíticas. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-12. ISSN 1809-5267.

O câncer constitui uma patologia que pode acarretar efeitos orgânicos, subjetivos e sociais, daí ser um tema na interface entre saberes e práticas biológicas, psicológicas e sociológicas. Apesar da ênfase em aspectos biomédicos na abordagem do sujeito portador de neoplasia, os aspectos subjetivos marcam as vicissitudes do adoecimento e da terapêutica. Este artigo discute as implicações subjetivas e sociais do câncer de boca, enfatizando a construção do sujeito e do social à luz da Psicanálise e suas fronteiras com a Medicina e a Sociologia. Focaliza as conotações subjetivas da face e da boca em relação aos conceitos de esquema e imagem inconsciente do corpo, contextualizando as demandas estéticas na atual civilização na qual o corpo constitui o cenário catalisador das experiências singulares e sociais. Conclui-se que as avarias orgânicas exigem uma retificação subjetiva que ratifica a importância da escuta clínica dos sentidos construídos pelos sujeitos em adoecimento, possibilitando intervenções que não se limitem ao corpo-organismo.

Palavras-chave : Câncer; Subjetividade; Corpo; Psicanálise; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License