SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2Implicações subjetivas e sociais do câncer de boca: considerações psicanalíticasA promoção da saúde e a prevenção de doenças como atividades pertinentes à intervenção dos psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Comunicação em saúde: contribuições do enfoque observacional para pesquisa e atuação. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-13. ISSN 1809-5267.

Estudos sobre comunicação e interação em saúde são de grande relevância para a implementação e o acompanhamento de programas de intervenção em diferentes modelos assistenciais. Realizados em situação natural de trabalho, requerem metodologia diversificada para abordagem dos processos individuais, grupais e institucionais, como também envolvem múltiplos desafios conceituais e práticos. Tal interesse social e acadêmico por estudos destinados à melhoria dos serviços prestados, em particular aqueles consagrados às interações diádicas e grupais - interação profissional de saúde-usuário, usuário-usuário, profissional-profissional -, estabelece uma agenda de pesquisa e atuação. Assim, há várias décadas, muitos pesquisadores, apoiados no enfoque observacional, vêm se dedicando ao desenvolvimento de sistemas de análise interacional com aplicação em saúde. No intuito de favorecer futuras investigações e difundir meios para a avaliação de programas, o presente trabalho propõe uma revisão crítica dessas iniciativas, destacando aquelas realizadas no contexto brasileiro.

Palavras-chave : Comunicação; Saúde; Observação; Sistemas Interacionais; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License