SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2Comunicação em saúde: contribuições do enfoque observacional para pesquisa e atuaçãoA patologização da angústia no mundo contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ALVES, Railda Fernandes; EULALIO, Maria do Carmo  e  BROBEIL, Sylvia Alejandra Jiménez. A promoção da saúde e a prevenção de doenças como atividades pertinentes à intervenção dos psicólogos. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-12. ISSN 1809-5267.

As sociedades atuais apresentam novos perfis biológicos, comportamentais e epidemiológicos. Tal fato implica na necessidade de se redesenhar práticas de assistência à saúde, em que se priorize a prevenção de enfermidades e a promoção de saúde. A assistência psicológica de nível primário representa uma tentativa de responder a essa demanda. Entretanto, o modelo clínico predominante enfatiza o caráter curativo sobre o preventivo. Na psicologia da saúde encontramos o suporte epistemológico e prático para as intervenções psicológicas que se estendem para além da clínica. Neste artigo, propomos apresentar algumas noções sobre a promoção de saúde e a prevenção de enfermidades; mostrar a compatibilidade das ações de saúde com o trabalho do psicólogo na saúde pública nos distintos níveis de atenção e sugerir algumas atividades desse profissional nos níveis primário, secundário e terciário de assistência à saúde.

Palavras-chave : Promoção de saúde; Prevenção de enfermidades; Psicologia da saúde; Psicólogos na saúde pública.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License