SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2La promoción de la salud y la prevención de enfermedades como actividades propias de la labor de los psicólogos: the role of the psychologist in public healthReviravoltas do saber nas vias sombrias do desejo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

DANTAS, Jurema Barros; SA, Roberto Novaes de  y  CARRETEIRO, Teresa Cristina O. C. A patologização da angústia no mundo contemporâneo. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-9. ISSN 1809-5267.

O artigo apresenta uma discussão sobre o encobrimento e a patologização da angústia como marcas recorrentes dos modos de produção de subjetividade na época contemporânea. A analítica existencial de Heidegger tematiza a angústia como uma disposição afetiva fundamental do ser-aí humano. A partir de sua analítica do ser-aí e de suas reflexões posteriores sobre a técnica moderna, são discutidos os sentidos dos modos correntes de evitação da angústia e de encobrimento da condição essencial de desabrigo da existência por meio da compulsão de controle e segurança. A medicalização e a psicologização do fenômeno da angústia têm sido estratégias centrais deste projeto de controle. Discute-se ainda o papel essencial da angústia na dinâmica de singularização da existência e a importâcia, para as práticas psicoterapêuticas, de uma apropriação temática do seu lugar a partir do qual elas tanto podem reforçar essa patologização encobridora, quanto abrir espaço para os processos de singularização que as experiências de angústia podem suscitar.

Palabras clave : Angústia; Contemporaneidade; Existência; Patologização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License