SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2A promoção da saúde e a prevenção de doenças como atividades pertinentes à intervenção dos psicólogosReviravoltas do saber nas vias sombrias do desejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

DANTAS, Jurema Barros; SA, Roberto Novaes de  e  CARRETEIRO, Teresa Cristina O. C. A patologização da angústia no mundo contemporâneo. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-9. ISSN 1809-5267.

O artigo apresenta uma discussão sobre o encobrimento e a patologização da angústia como marcas recorrentes dos modos de produção de subjetividade na época contemporânea. A analítica existencial de Heidegger tematiza a angústia como uma disposição afetiva fundamental do ser-aí humano. A partir de sua analítica do ser-aí e de suas reflexões posteriores sobre a técnica moderna, são discutidos os sentidos dos modos correntes de evitação da angústia e de encobrimento da condição essencial de desabrigo da existência por meio da compulsão de controle e segurança. A medicalização e a psicologização do fenômeno da angústia têm sido estratégias centrais deste projeto de controle. Discute-se ainda o papel essencial da angústia na dinâmica de singularização da existência e a importâcia, para as práticas psicoterapêuticas, de uma apropriação temática do seu lugar a partir do qual elas tanto podem reforçar essa patologização encobridora, quanto abrir espaço para os processos de singularização que as experiências de angústia podem suscitar.

Palavras-chave : Angústia; Contemporaneidade; Existência; Patologização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License