SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2A patologização da angústia no mundo contemporâneoFatores de risco e problemas de saúde mental de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FARIAS, Francisco Ramos de  e  BARROS, Rita Maria Manso de. Reviravoltas do saber nas vias sombrias do desejo. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-12. ISSN 1809-5267.

A criança subverte a condição que veio ao mundo ascendendo à posição bípede e cai sob o logos da razão pela transformação decorrente do aperfeiçoamento da visão e pela incidência do recalque nas formas primordiais de comunicação: o olfato e o reconhecimento da voz materna. Essa nova aparelhagem engaja a criança em uma atividade investigativa acerca do sexo: a curiosidade sexual da infância transforma-se em vontade de saber, percurso mediado pelo desejo. O saber é mistério a ser desvendado, na trajetória pela qual o sujeito escreve a sua história. Tarefa acionada pelo desejo concorre para a constituição da subjetividade ante o encontro com a falta captada no Outro.

Palavras-chave : Saber; Desejo; Curiosidade sexual; Pulsão epistemofílica; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License