SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2Reviravoltas do saber nas vias sombrias do desejoGrafitos de banheiro e diferenças de gênero: o que os banheiros têm a dizer? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RAMIRES, Vera Regina Röhnelt; PASSARINI, Daniele Simone; FLORES, Gustavo Gazzana  e  SANTOS, Lasissa Goulart dos. Fatores de risco e problemas de saúde mental de crianças. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-14. ISSN 1809-5267.

Os objetivos deste estudo foram descrever os problemas de saúde mental apresentados por crianças de 4 a 11 anos atendidas em uma clínica-escola e identificar fatores de risco presentes na história de vida dessas crianças, que pudessem estar associados a esses problemas. Utilizou-se a técnica de Estudos de Casos Múltiplos. Quarenta crianças foram avaliadas. Os procedimentos de coleta de dados incluíram hora de jogo, testes projetivos, psicométricos e entrevistas semiestruturadas com os pais para levantamento de anamnese. Foram identificados predominantemente quadros de depressão e de ansiedade e problemas de conduta. A esses quadros estiveram associados múltiplos fatores de risco, principalmente aqueles agrupados pela literatura no conjunto dos fatores psicossociais, exposição a maus-tratos, fatores ambientais e eventos de vida estressantes. Discutem-se as implicações desses resultados, em termos de estratégias de prevenção, intervenção e políticas públicas de saúde mental de crianças.

Palavras-chave : Crianças; Saúde mental; Psicopatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License