SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2Fatores de risco e problemas de saúde mental de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

DAMIAO, Natália Ferreira  e  TEIXEIRA, Renata Plaza. Grafitos de banheiro e diferenças de gênero: o que os banheiros têm a dizer?. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp. 1-10. ISSN 1809-5267.

Grafitos de banheiro (N = 989) foram coletados em três instituições de Ensino Superior localizadas na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, e classificados em dezessete categorias de conteúdo, com o objetivo de investigar diferenças de gênero nesse tipo de expressão humana. A análise utilizada para detectar as principais diferenças foi o teste do Qui-Quadrado, com o auxílio do programa estatístico SPSS. As categorias mais representativas do gênero masculino (p £ 0,05) foram presença, esportes, insulto e humor. Por sua vez, as categorias mais representativas do gênero feminino foram religião, filosofia e romantismo. A partir dos resultados encontrados nesta pesquisa independente, verifica-se que o banheiro público constitui um espaço que retrata o imaginário de grupos sociais e de representação da cultura popular.

Palavras-chave : Grafitos de banheiro; Diferenças de gêneros; Qui-quadrado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License