SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Ideal e autoridade na educaçãoO diário íntimo como produto da cultura moderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GOMES, Cema Cardona  e  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Psicopatia em homens e mulheres. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 13-21. ISSN 1809-5267.

A psicopatia é um transtorno de personalidade: apresenta, como característica principal, uma alteração de caráter. Essa alteração faz com que indivíduos utilizem ações comportamentais patológicas para controlar e manipular pessoas com mais facilidade, o que pode resultar em danos à sociedade em geral. Existem evidências de que anormalidades cerebrais podem estar relacionadas com o aparecimento de comportamentos semelhantes aos de psicopatas. Esse transtorno ocorre tanto em homens quanto em mulheres, mas cada sexo apresenta peculiaridades, principalmente em relação à forma do comportamento manifesto. O presente artigo, por meio de revisão teórica nas bases de dados, tem por objetivo discutir as características da psicopatia e, de forma específica, buscar identificar as diferenças existentes entre os sexos.

Palavras-chave : Comportamento; Personalidade; Conduta; Patologia; Transtorno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License