SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Psicopatia em homens e mulheresTendências em arquiteturas cognitivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIMA, Nádia Laguárdia de  e  SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. O diário íntimo como produto da cultura moderna. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 22-34. ISSN 1809-5267.

As escrituras pessoais existem desde a Antiguidade, mas a escrita como uma “narrativa sobre si” só surge a partir do Renascimento Europeu, com o nascimento do individualismo. Neste artigo, reunimos alguns dos principais fatores que contribuíram para o surgimento e a expansão do diário como uma narrativa sobre si mesmo, como uma escrita do eu, de caráter íntimo e confessional, para mostrar que a centralidade do eu não é um dado natural, mas uma construção histórica e cultural. A noção de intimidade e o desenvolvimento da esfera privada na burguesia, a necessidade de confissão, a colocação do sexo em discurso e a busca pela historização da vida, favoreceram a crescente expansão do diário íntimo, que alcançou o seu ápice nos séculos XIX e XX. O diário íntimo se tornou uma escrita do eu, visando à captação especular da narração histórica de si.

Palavras-chave : Diário; Eu; Individualismo; História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License