SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Intimate diaries as modern culture productsDiagnosis and direction of treatment in the current era: from DSM-IV to pschoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

DIAS, Álvaro Machado. Tendências em arquiteturas cognitivas. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 35-48. ISSN 1809-5267.

Ao longo do último século, modelos voltados a revelar como a mente emerge do substrato orgânico levaram ao desenvolvimento de arquiteturas cognitivas. Atualmente, esta tendência se encontra em franco desenvolvimento, por meio da introdução de novos e decisivos princípios. Este artigo introduz uma revisão histórica deste campo, seguida pela apresentação do mais célebre desses novos princípios, o de “redes de pequenos mundos”. Em seguida, consideramos uma revisão sistemática da distribuição dos estudos em “redes cognitivas de pequenos mundos” (2007-2009). Por fim, os novos conceitos em arquiteturas cognitivas são aplicados para a compreensão etiológica e nosológica da esquizofrenia.

Keywords : Cognição; Relações mente-corpo; Arquitetura Cognitiva; Psicopatologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License