SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Tendências em arquiteturas cognitivasPsicologia do estilo: nas bordas da atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIMA, Claudia Henschel de; VALENTIM, Adilson Pimentel; ROCHA, Carlos Emmanuel  e  RODRIGUES, Natália. Diagnóstico diferencial e direção do tratamento na atualidade: do DSM-IV à psicanálise. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 49-61. ISSN 1809-5267.

O objetivo do artigo é analisar a relevância da psicanálise no contexto de uma época que define o diagnóstico e a direção do tratamento das psicopatologias a partir de uma orientação biopolítica. O DSM-IV classifica os sintomas pela categoria genérica de transtorno, reduzindo-os à dimensão comportamental e convertendo-os em monossintomas. A partir desse fato e das dificuldades clínicas enfrentadas por Freud na condução do caso do Homem dos Lobos, o artigo coloca a questão da relevância do diagnóstico estrutural em psicanálise, mostrando que o DSM-IV: (i) reduz a dificuldade diagnóstica do caso em questão ao quadro de uma síndrome do pânico, (ii) direciona o tratamento pela concepção de monossintoma, suprimindo as características estruturais da psicose. Em contraposição, sustenta-se, neste artigo, que a orientação do diagnóstico diferencial em psicanálise conduziria à hipótese diagnóstica de psicose ordinária.

Palavras-chave : Psicanálise; Diagnóstico; Psicose; Biopolítica; Psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License