SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1O acompanhamento terapêutico e a formação do psicólogo: por uma saúde humanizadaCaracterização de programas de intervenção com crianças e/ou adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GROFF, Apoliana Regina; MAHEIRIE, Kátia  e  ZANELLA, Andréa Vieira. Constituição do(a) pesquisador(a) em ciências humanas: Constitution of the researcher in human sciences. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 97-103. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre o processo de constituição do(a) pesquisador(a) em ciências humanas, cunhadas a partir de um olhar ancorado na psicologia histórico-cultural e no diálogo com algumas idéias de Bakhtin e  escritos de alguns de seus interlocutores. Dessas reflexões decorrem as compreensões de que pesquisar é um processo dialógico e ideológico, onde a pesquisa e o(a) pesquisador(a) se constituem mutuamente na relação de autoria/alteridade. Compreendemos também que a produção de conhecimentos é sempre uma criação singular com contribuições coletivas e que ao assinar a autoria de uma pesquisa ou de um texto, o(a) pesquisador(a) se encontra numa posição de responder ao outro e também de responsabilidade por aquilo que produziu. Findamos com a afirmação de que a constituição do(a) pesquisador(a) em ciências humanas possui características peculiares a este campo de conhecimento, pois sua relação como os sujeitos e contextos pesquisados se sustenta em escolhas éticas, estéticas e políticas.

Palavras-chave : Pesquisador(a); Ciências humanas; Autoria; Alteridade; Dialogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License