SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Constituição do(a) pesquisador(a) em ciências humanas: Constitution of the researcher in human sciencesParental practices: A review of Brazilian literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; BOAS, Ana Carolina Villares Barral Villas; ROMERA, Vanessa Barbosa  and  SILVEIRA, Fabiane Ferraz. Caracterização de programas de intervenção com crianças e/ou adolescentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 104-118. ISSN 1809-5267.

O estudo teve por objetivo apresentar uma análise descritiva de resumos de pesquisas que avaliaram os efeitos de intervenções para prevenir e/ou remediar problemas de comportamento em crianças e/ou adolescentes. Foram analisados 192 resumos de artigos publicados entre os anos de 1986 e junho de 2006, indexados nas bases de dados Index-Psi/Periódicos, Lilacs, PsycInfo, Scielo e Medline. As categorias de análise dos estudos focalizaram bibliografia, método e resultados. A análise dos resultados indicou que a maioria dos estudos envolveu intervenções com grupos e famílias e amostras com mais de trinta participantes. O delineamento caracterizou-se pelo experimental e quase experimental, combinando observação e relato verbal ou apenas o relato para coleta de dados. A análise dos resultados das intervenções sugere que os programas possibilitaram, principalmente, redução dos problemas de comportamento dos filhos e melhora das práticas parentais. Este artigo discute contribuições para a área e lacunas no conhecimento.

Keywords : Intervenção; Problemas de comportamento; Práticas educativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License