SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Caracterização de programas de intervenção com crianças e/ou adolescentesEscala de percepção da escola como comunidade: evidências de validade fatorial e consistência interna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MACARINI, Samira Mafioletti; MARTINS, Gabriela Dal Forno; MINETTO, Maria de Fátima J.  e  VIEIRA, Mauro Luis. Práticas parentais: uma revisão da literatura brasileira. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 119-134. ISSN 1809-5267.

Existem diferentes termos conceituais e modelos teóricos para caracterizar e explicar o conjunto complexo de comportamentos exercidos por mães e pais em relação aos filhos. O objetivo da presente pesquisa foi identificar aspectos da produção acadêmica brasileira na área. Realizou-se um levantamento bibliográfico, por meio de palavras-chave, em três bases de dados, sendo obtidos 64 resumos de artigos. Várias categorias foram criadas para analisar esses resumos. Verificou-se a coexistência de diferentes modelos teóricos na compreensão do comportamento parental, sendo a faixa etária dos filhos identificada como uma variável importante na distinção dos mesmos. Concluiu-se que é necessária a construção de novos arranjos metodológicos para que se possa atingir um melhor conhecimento da complexidade das relações familiares e das variáveis que influenciam nas práticas parentais.

Palavras-chave : Práticas educativas; Estilos parentais; Práticas parentais; Práticas de cuidado e cuidados parentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License