SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Parental practices: A review of Brazilian literaturePosttraumatic stress symptoms, anxiety and depression in burn-victims patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Escala de percepção da escola como comunidade: evidências de validade fatorial e consistência interna. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 135-147. ISSN 1809-5267.

O presente estudo teve como objetivo adaptar ao contexto paraibano a Escala de Percepção da Escola como Comunidade, procurando reunir evidências de sua validade fatorial e consistência interna e conhecer se as pontuações nos seus fatores diferem em função do sexo, série e tipo de escola dos participantes. Participaram 242 estudantes, a maioria de escolas particulares da cidade de João Pessoa (PB) (53,7%) e do sexo feminino (57,7%), com idade média de 14,3 (dp = 1,88). Por meio de uma análise fatorial Alfa (rotação oblimin), foram identificados três fatores que explicaram conjuntamente 26,9% da variância total: colaboração, ajuda e proximidade (α = 0,91; 19 itens), relações interpessoais positivas (α = 0,76; oito itens) e influência do estudante (α = 0,54; cinco itens). As pontuações dos participantes nestes fatores foram influenciadas pelo sexo e a série que cursavam. Estes resultados foram discutidos à luz do que tem sido escrito sobre os parâmetros desta escala e da relação dos seus fatores com tais variáveis demográficas, sugerindo estudos futuros que incluam mais participantes e de diversos contextos.

Keywords : Escola; Percepção; Comunidade; Escala.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License