SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Escala de percepção da escola como comunidade: evidências de validade fatorial e consistência internaSatisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MEDEIROS, Leticia Galery; KRISTENSEN, Christian Haag  e  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Estresse pós-traumático, ansiedade e depressão em vítimas de queimaduras. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 148-158. ISSN 1809-5267.

Há um crescente interesse na investigação das consequências emocionais relacionadas a queimaduras. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), depressão e ansiedade em pacientes vítimas de queimaduras internados no Hospital Municipal de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre (RS, Brasil). A sintomatologia dos pacientes foi avaliada com o Rastreio para os Sintomas de Estresse Pós-Traumático (RSEPT), o Inventário Beck de Depressão (IBD) e o Inventário Beck de Ansiedade (IBA). Verificou-se que pacientes vítimas de queimaduras apresentaram níveis elevados de psicopatologia, incluindo sintomas de TEPT com relevância clínica (21,7% dos participantes), e sintomas moderados a graves de ansiedade (25%) e depressão (30%). Em geral, a extensão e o grau de queimadura não foram associados ao nível de sintomatologia. Conjuntamente, os resultados sugerem que as vítimas de queimaduras devem receber atenção adicional ao seu estado de saúde mental, incluindo intervenções destinadas à prevenção do TEPT.

Palavras-chave : Queimados; Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Depressão; Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License