SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Posttraumatic stress symptoms, anxiety and depression in burn-victims patientsDescription by media cinematographic of the disability concept: a behavioral analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BARDAGI, Marúcia Patta  and  HUTZ, Claudio Simon. Satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em estudantes universitários. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 159-170. ISSN 1809-5267.

Este estudo parte de uma tese de Doutorado sobre desenvolvimento de carreira no Ensino Superior e teve por objetivo identificar as relações entre satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em alunos de graduação.  Participaram do estudo 939 estudantes, homens e mulheres (50,9%), regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, com idades entre 18 e 30 anos (m=22 anos; sd=2,93 anos), cursando os períodos inicial (36,8%), intermediário (30%) ou final (33,2%) de seus cursos. Os resultados apontam bons níveis de satisfação de vida, com curso e profissão. E ainda que alunos de início de curso apresentam maior comprometimento, mas menor exploração, que alunos de final de curso. Conclui-se que estratégias de apoio ao universitário devem considerar as características vocacionais segundo área e período do curso, além de auxiliar na elaboração de projetos futuros.

Keywords : Satisfação de vida; Exploração vocacional; Estudante universitário; Carreira; Comprometimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License