SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CABRAL, Cibele Zanirato et al. Descrição do conceito de deficiência a partir da mídia cinematográfica: uma análise comportamental. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp. 171-185. ISSN 1809-5267.

Este trabalho caracterizou elementos formadores da concepção de deficiência, transmitidos à audiência pela mídia cinematográfica. Estabeleceu-se a definição da expressão necessidades especiais1 e identificaram-se palavras-chave na busca de filmes (1994-2004) analisados por dois observadores, de acordo com um roteiro. Os resultados demonstram que dos 33 filmes selecionados, 39,9% concentram-se na categoria “drama”; 64% caracterizam a deficiência como de natureza orgânica, e 57% indicam diagnóstico predominantemente clínico. Foram identificadas muitas práticas de rotulação (85%) e poucas opções de acessibilidade (76%). Em 85% dos filmes a deficiência é tida como manifestação de problemas com poucos (58%) profissionais fazendo intervenção. Os resultados são discutidos focalizando o papel da mídia cinematográfica na formação de conceito de deficiência, oferecendo modelos de interação com papel proeminente na especificação de práticas sociais importantes ou deletérias na relação com a diversidade.

Palavras-chave : Deficiência; Necessidades especiais; Meios de comunicação; Práticas culturais; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License