SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Sujeito, Sociedade e DiscursoA subjetividade na sociedade de consumo: do sofrimento narcísico em tempos de excesso e privação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GASPARD, Jean-Luc. Relação ao saber e psicose ordinária: considerações clínicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 14-24. ISSN 1809-5267.

A introdução do sintagma “psicose ordinária” por J.-A. Miller permitiu enfatizar a atualidade de uma nova clínica dita “continuista”, não relegando mais a psicose somente às formas fixadas pelo discurso psiquiátrico. No tempo em que o Outro não existe, o atendimento desses sujeitos permite levar em conta as modalidades de bricolagem que fazem com que as dimensões RSI se mantenham juntas. Este artigo pretende iniciar uma reflexão em torno das ligações entre função paterna e relação ao saber. Para tanto, parte da distinção entre neurose e psicose a partir da relação do sujeito com o saber e discute o encontro do sujeito com um analista e o comparecimento de um saber já constituído, um saber total, de onde o psicótico retira sua certeza. Ao mesmo tempo, distingue na psicose o processo de pensamento e a relação com o corpo. A partir de dois casos clínicos, aborda a vergonha e a descrença e enfatiza as semelhanças e diferenças entre neurose e “psicose ordinária” na relação com o saber. Conclui com considerações sobre a posição do analista, de destinatário de signos sem sentido, com vistas a auxiliar uma abertura ao laço social para o sujeito da psicose.

Palavras-chave : Psicose ordinária; Relação ao saber; Posição subjetiva; Descrença; Vergonha.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License