SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Relação ao saber e psicose ordinária: considerações clínicasO caldo cultural das identificações contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CANIATO, Angela Maria Pires  e  NASCIMENTO, Merly Luane Vargas. A subjetividade na sociedade de consumo: do sofrimento narcísico em tempos de excesso e privação. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 25-37. ISSN 1809-5267.

Este artigo toma por base uma pesquisa qualitativa e problematiza a questão do sofrimento narcísico, bem como algumas das características culturais e sociais envolvidas em sua promoção, ou perpetuação, na atualidade. Refletimos sobre a sociedade de consumo a partir de duas noções consideradas cruciais para seu entendimento - o excesso e a privação - e apontamos algumas relações entre esse modo de organização social e o modelo de subjetividade que lhe corresponde. A fim de explicitar o que se entende por sofrimento narcísico, abordamos o conceito de narcisismo, tal como elaborado por Freud para, em seguida, acrescentar as elaborações de autores contemporâneos que relacionam tal conceito ao modo de subjetivação promovido pela cultura contemporânea. Por fim, descrevemos algumas das formas pelas quais os efeitos desses mecanismos sociais de promoção/disrupção do narcisismo repercutem nas subjetividades individuais, vínculos afetivos e nos relacionamentos entre os indivíduos.

Palavras-chave : Sociedade de consumo; narcisismo; sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License