SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2A subjetividade na sociedade de consumo: do sofrimento narcísico em tempos de excesso e privaçãoCoordenadas epistêmicas da psicologia moderna na formação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SIQUEIRA, Elizabete Regina Almeida de  e  QUEIROZ, Edilene Freire de. O caldo cultural das identificações contemporâneas. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 38-51. ISSN 1809-5267.

No contexto do culto hedonista do corpo e da ascensão do subjetivismo da vontade ao topo da escala de valores dos sujeitos contemporâneos, tem-se detectado a existência de uma forma de identificação com aqueles que têm os mesmos traços de gozo, como, por exemplo, entre aqueles que marcam o corpo. Os estudos dos autores que abordamos demonstram que houve uma mutação na estrutura do Outro, mutação esta responsável por tais identificações horizontais sem referência a uma tradição ou a um ideal. Nesta reflexão sobre a realidade contemporânea, buscamos deixar claro de que caldo cultural emergem tais identificações, nesse tempo marcado pela fluidez do Outro.

Palavras-chave : Identificação; Fluidez; Mutação; Outro; Gozo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License