SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2O caldo cultural das identificações contemporâneasInstrumentos de medida de clima de segurança no trabalho: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CABRAL, Ricardo de Barros. Coordenadas epistêmicas da psicologia moderna na formação do psicólogo. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 52-64. ISSN 1809-5267.

O presente artigo expõe as coordenadas epistêmicas da psicologia moderna. Entre a metafísica e a física-matemática, é demonstrado o quanto essa disciplina pretende se estabelecer para além de uma trama de conceitos filosóficos, racionalistas  ou empiristas. Entre uma concepção clássica de conhecimento e a atividade científica moderna, a psicologia constitui-se com um problema: como atender à exigência de verificação quando se trata do que não é físico? De fato, esse rompimento levou a uma desconsideração do psíquico como tal para privilegiar a observação do comportamento. Devido aos impasses desta solução radical, as questões retornam sob um pretenso "novo" paradigma nas ciências cognitivas, que, em verdade, repetem o velho projeto de redução dessa dimensão ao físico ou à física, ao adotar como modelo a inteligência artificial. O que se pretende mostrar é a fragilidade dessas suposições quando confrontadas com as questões mesmas do cotidiano, justamente por ignorá-las em seu alcance e em sua dimensão próprios. Conclui-se que o discernimento destas coordenadas é fundamental na formação do psicólogo.

Palavras-chave : Psicologia; Cientificidade; Epistemologia; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License